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21/01/2020 / 1 ano atrás

Meios de pagamento: quais oferecer aos seus clientes?

Meios de pagamento: quais oferecer aos seus clientes?

Você sabia que os meios de pagamento aceitos na sua empresa podem influenciar nos resultados do seu negócio? É preciso dar uma certa atenção a essas questões, já que a falta de opções pode prejudicar o fechamento de uma venda.

Atualmente, a busca por praticidade e segurança na hora das compras é algo muito presente. O dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado, abrindo espaço para o uso do cartão de crédito e outras formas de pagamento que estão se popularizando no país. No entanto, muitos lojistas ainda não se renderam a essas mudanças e, por conta disso, estão perdendo espaço para concorrência.

Para que você não comenta o mesmo erro, separamos alguns métodos que podem ser adotados. Descubra também a importância em diversifica-los e entenda um pouco melhor o prejuízo de não investir em, no mínimo, uma máquina de cartão. Acompanhe e saiba mais!

A importância em diversificar os meios de pagamento
Não há o que discutir: quando você amplia os meios de pagamento, se prepara para atender a todos os tipos de cliente e, de quebra, garante uma certa segurança ao seu estabelecimento. Por exemplo, ao adquirir ou alugar uma máquina de cartão, você possibilita que os consumidores paguem as compras no débito ou crédito, diminuindo a quantidade de dinheiro vivo dentro da loja.

Em alguns países da Europa, já faz um tempo em que o pagamento em dinheiro em espécie está entrando em extinção. No Brasil, a PL 48/2015 traz a proposta:Extingui a produção, circulação e uso do dinheiro em espécie, e determina que as transações financeiras se realizem apenas através do sistema digital.

No entanto, não é recomendado que os lojistas passem a recursar o papel moeda. Muitas pessoas ainda preferem efetuar suas compras de um modo, digamos, mais tradicional. Inclusive, o uso do dinheiro em espécie pode ser usado de forma estratégica para garantir o fluxo de caixa, com o oferecimento de descontos para quem fechar as compras dessa forma.

Mas nada é tão popular quanto os cartões de débito e crédito. Além da praticidade, é muito mais seguro para o consumidor e para o empresário, já que dificulta o furto de grandes quantias em dinheiro.

Os principais meios de pagamentos
Ter uma máquina de cartão de crédito é bom, pois, evita o acúmulo de grandes quantidades em dinheiro vivo no estabelecimento. No entanto, não deve ser a única opção. Confira 5 sugestões para oferecer aos clientes.

1. Dinheiro
Embora esteja perdendo espaço no Brasil e no mundo e ainda tenha as questões de segurança envolvidas, o dinheiro não pode ser ignorado. Especialmente em estabelecimentos comerciais que vendam produtos a preços baixos ou prestadores de serviço que realizam simples atividades a um custo reduzido.

Aceitar dinheiro em espécie traz outros benefícios além de expandir a clientela. Por exemplo, diferente do cartão, você não tem que pagar nenhuma taxa para recebê-lo.

2. Cartão
Hoje em dia, aceitar cartão de débito e crédito é requisito fundamental para estabelecimentos e prestadores de serviço que desejam manter a sustentabilidade do negócio. É comum que alguns comerciantes sejam resistentes a ideia por conta das taxas administrativas. No entanto, estão assumindo o grande risco de serem engolidos pela concorrência – o que possivelmente vai acontecer se não derem o braço a torcer.

Vendas a vista podem ser realizadas pela operação de débito, e o crédito permite a venda parcelada de mercadorias garantindo o recebimento. Afinal, caso o usuário deixe de quitar alguma parcela, o comerciante recebe o valor normalmente. A dívida fica com a operadora.

Outros benefícios como praticidade e segurança podem ser conquistados de maneira muito simples: adquirindo uma maquininha de cartão. Quanto mais bandeiras ele aceitar em uma só ferramenta, melhor. 

3. Boleto bancário
O boleto bancário também é uma popular forma de pagamento, já que dispensa uma conta em instituição bancária ou o próprio cartão e, muitas vezes, o valor ainda pode ser pago com uma porcentagem de desconto.

A opção é praticamente gratuita ao lojista, uma vez que seu custo operacional é baixo e pode ser utilizada como uma estratégia de marketing e vendas, abatendo uma quantidade do valor final para o pagamento a vista, como geralmente é feito nos grandes portais de e-commerce. 

4. Débito recorrente
O débito recorrente pode não ser muito popular, mas é uma opção bastante prática. O conceito é bastante simples: a empresa programa o pagamento das mensalidades para que sejam descontadas diretamente da conta do consumidor.

A grande promessa desse meio de pagamento é a redução da inadimplência e a praticidade, já que não necessita nem ao menos do cartão.

5. Gateway de pagamento
O gateway de pagamento talvez seja uma das formas mais revolucionárias aqui apresentadas. O principio de uso é o mesmo da máquina do cartão de crédito, só que virtual. Ou seja, no lugar de passar ou inserir o cartão, você insere as informações em um campo específico.

Tudo já acontece de forma muito rápida, apenas aproximando o cartão do acessório. As informações da transição são arquivadas em uma plataforma eletrônica para que o comerciante apresente ao banco cadastro e receba o valor.

Os perigos de não diversificar os meios de pagamento
Como você pôde perceber, quando você limita as formas de pagamento de um produto, a tendência é perder vendas. Isto ocorre porque cada indivíduo tem um perfil de compras e, ao trabalhar com poucas opções, as possibilidades em fechar uma são proporcionais. Ou seja, a tendência é que diminuam.

A imagem do estabelecimento também é prejudicada. Naturalmente, os clientes replicam seus sentimentos para amigos, conhecidos e familiares. Caso considere a falta de opções de pagamento um inconveniente, o comentário a respeito da experiência de compra também será negativo.

Os meios de pagamento podem e devem ser utilizados de forma estratégica. Portanto, diversifique as opções, aumente suas vendas, traga mais segurança para o seu negócio e conquiste mais clientes!

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