Dicas Importantes Equipamentos Interessante

Sistema Antifurto para loja: Como funciona?

Sistema Antifurto para loja: Como funciona?

Sistemas antifurto: Veja como funcionam.

Tags de radiofrequência (RF e RFID)
Os alarmes contra furtos em lojas usam uma tecnologia chamada RF (radiofrequência), enquanto uma tecnologia semelhante (mas mais avançada) chamada RFID (identificação por radiofrequência) tem muitos outros usos, desde o rastreamento de animais de estimação e inventários de bibliotecas públicas até a coleta de tarifas de passageiros de ônibus. Vamos verificar como essa tecnologia funciona.


Mundo sem fio
Rádio ou sem fio é uma maneira de transmitir energia através do espaço vazio - isto é, em vez de usar um cabo de aço. A energia é transportada por ondas invisíveis de eletricidade e magnetismo que vibram pelo ar na velocidade da luz. A ciência básica e a tecnologia prática da comunicação sem fio foram desenvolvidas na segunda metade do século XIX. Durante o início do século 20, "rádio" passou a significar programas de áudio transmitidos pelo ar, de transmissores gigantes a caixas eletrônicas pesadas, instaladas nas casas das pessoas. Quando os inventores encontraram uma maneira de enviar fotos e áudio, nasceu a televisão . Hoje, todos os tipos de coisas funcionam usando a mesma tecnologia sem fio, desde rádio e televisão digitais para celulares (telefones celulares) e Internet sem fio .
O rádio e a televisão envolvem o envio de ondas de rádio em uma única direção: do transmissor na estação de rádio ou TV ao receptor (o rádio ou o aparelho de TV) em sua casa. A Internet sem fio e os celulares são mais sofisticados porque envolvem comunicação bidirecional. Seu celular, por exemplo, contém um receptor de rádio (para captar um sinal de entrada da pessoa com quem você está falando) e um transmissor de rádio (para enviar sua voz de volta para a outra pessoa). Radar é outra tecnologia que usa ondas de rádio. Aviões e navios equipados com transmissores de radar emitem raios de ondas de rádio e escutam ecos - raios de rádio refletidos refletindo em outros aviões e navios próximos. Os sistemas anti-furto são um pouco como o radar: eles emitem ondas de rádio para dentro de uma loja, na esperança de pegar um livro ou CD roubado enquanto ele passa. Veja como o RF funciona.


Como a RF funciona em um sistema antifurto?
Os sistemas anti-furto além de ter um transmissor e um receptor na porta, todos os itens da loja contêm uma "etiqueta" RF oculta. Nas livrarias e bibliotecas, você encontrará "mini tags" “ou tags adesivas” muito discretas, presas a uma das páginas internas. Nas lojas de DVDs, o plástico pode ter uma etiqueta de RF presa ou CDs podem ser trancados em grandes caixas plásticas com etiquetas de RF embutidas, que podem ser removidas apenas como uma ferramenta especial no caixa. Nas lojas de roupas, normalmente há uma "etiqueta rígida" (uma etiqueta plástica redonda) presa a cada item com uma ponta afiada de metal (às vezes a etiqueta tem tinta dentro dela, derramando sobre você e estragando o item que você está tentando roubar se você tentar removê-lo). Algumas dessas tags são ocultadas de maneira inteligente, para que você não as localize. Outros são deliberadamente muito óbvios e fáceis de ver intimidando a pessoa de roubar. As antenas antifurto das portas (e os alarmes frequentes) são outro impedimento muito visível para os ladrões de lojas.
Se você passar pela porta sem pagar nada, as ondas de rádio do transmissor (escondidas em uma das antenas antifurto da porta) são captadas pelo receptor metálico enrolado na etiqueta. Isso gera uma pequena corrente elétrica que faz com que a etiqueta transmita seu próprio sinal de rádio a uma frequência muito específica. O receptor (escondido na outra antena antifurto da porta) capta o sinal de rádio que a etiqueta transmite e soa o alarme.
Por que o alarme não soa quando você paga por algo? Você deve ter notado que o assistente do caixa passa seu item por um sistema desativador (as vezes, é incorporado ao mecanismo comum de leitura de código de barras e, as vezes, é completamente separado). Isso destrói ou desativa os componentes eletrônicos na etiqueta de RF, para que eles não atendam ou transmitam um sinal quando você passa pelas antenas antifurto - e o alarme não soa.

Conheça os modelos de antenas antifurto aqui


Qual é a diferença entre etiquetas RF e RFID?
É um pouco mais complexo do que eu disse até agora, porque existem, dois tipos bem diferentes de etiquetas de RF e elas funcionam de uma maneira um pouco diferente. Frequentemente, o termo "RFID" é pouco utilizado para descrever os dois, mas há uma grande diferença entre eles: todos os tags de RF enviam o mesmo sinal simples e simplesmente informam ao receptor que algo está presente; As etiquetas RFID enviam sinais mais complexos que identificam exclusivamente o que eles estão conectados.


Etiquetas RF
Essas são as etiquetas de RF mais simples e são usadas principalmente no chamado EAS (electronic article surveillance “Vigilância eletrônica de Produtos) – é a técnica anti-furto em lojas que descrevi acima. Todas as tags são exatamente iguais e nenhuma delas identifica os produtos aos quais estão anexadas. Portanto, em uma loja, as etiquetas de RF disparam o alarme quando você tenta roubar algo, mas o mecanismo de alarme não sabe o que você está roubando, apenas o roubo: algo que não há como distinguir qualquer item de qualquer outro.
Uma das tecnologias de RF mais populares é chamada acústico-magnética (AM). Um feixe pulsado de ondas de rádio do transmissor atinge a etiqueta, emitindo um sinal preciso de frequência de rádio. O receptor capta o sinal, verifica se está na frequência correta e, em seguida, dispara o alarme. Uma grande vantagem das tags AM é que elas podem ser digitalizadas a uma certa distância e velocidade, tornando-as populares em sistemas antifurto (que têm apenas alguns segundos para captar o sinal de alguém andando ou correndo pela porta de uma loja).
As etiquetas RF são algumas vezes conhecidas como transponders ou etiquetas RFID sem chip .

Etiquetas RFID
Elas são mais avançadas e diferem das simples etiquetas de RF, pois identificam exclusivamente o produto ao qual foram conectadas: o sinal de rádio que passa do produto para o receptor que contém um identificador codificado digitalmente. É assim que as máquinas de auto-pagamento nas livrarias mais modernas funcionam: transmitem ondas de rádio para a etiqueta RFID na parte de trás do livro, recebem o sinal de rádio do livro e decodificam isso para descobrir um código digital que identifica exclusivamente o livro que você deseja efetuar o pagamento. Um computador conectado ao scanner faz o resto (portanto, em uma Livraria, a máquina de auto-checkout se comunica com o computador da Livraria para atualizar o banco de dados principal sempre que você faz pagamento ou devolve um livro). Ao contrário das etiquetas RF, as etiquetas RFID tendem a funcionar a distâncias muito mais curtas. Alguns, na verdade, precisam ser mantidos ao lado de um sistema leitor.

As etiquetas RFID simples são descritas como passivas. Elas funcionam inteiramente, respondendo às ondas de rádio recebidas do scanner ou transmissor. Nessas ondas de rádio há energia suficiente para ativar o chip RFID. Tags passivas normalmente enviam e recebem sinais apenas alguns centímetros, mas não muito mais. Uma forma alternativa da tecnologia RFID, conhecida como etiquetas ativas, contém chips mais avançados e minúsculas baterias para alimentá-los. Eles podem enviar e receber sinais por distâncias muito maiores.

As etiquetas RFID passivas contêm apenas três componentes:
A antena - captura as ondas de rádio recebidas e as envia novamente.
• O chip - gera um código identificador exclusivo para a tag específica.
• O substrato - o material de suporte (normalmente papel ou plástico ) ao qual a antena e o chip estão fixos.

A maior parte do espaço em uma etiqueta RFID é ocupada pela parte metálica – que são as trilhas em forma oval ao redor da borda. A antena precisa ser grande para captar ondas de rádio do transmissor e (porque não há baterias) para convertê-las em energia para alimentar o chip. O chip em si é minúsculo - às vezes tão pequeno quanto a ponta de um lápis. As etiquetas de RF anti-furto são geralmente menores e mais simples - em vez de precisar de um chip para gerar um código identificador único, tudo o que eles precisam fazer é receber as ondas de rádio recebidas e retransmitir a mesma energia eletromagnética em uma frequência diferente.

Como funcionam os sistemas anti-furto em lojas da EAS
Imagine um ladrão tentando roubar um livro de uma loja. O que ele não percebe é que a loja está usando vigilância eletrônica de artigos (EAS): o livro tem uma etiqueta de RF presa dentro da contracapa. Aqui está a sequência de etapas que acionam o alarme:
1. Um dos lados da Antena Antifurto contém um transmissor de rádio. Isso transmite constantemente ondas de rádio para o lado oposto da antena antifurto, que contém um receptor de rádio.
2. Um ladrão entra pela porta carregando um livro roubado.
3. O livro contém uma etiqueta RF escondida presa a uma etiqueta dentro, que capta as ondas de rádio.
4. Uma vez ativada, a etiqueta RF transmite uma onda de rádio própria a uma frequência muito precisa.
5. A Antena Receptora capta as ondas de rádio e identifica sua frequência.
6. Se a frequência estiver correta, a antena antifurto descobrirá que um item roubado está se movendo e soa o alarme.


Outros usos para etiquetas RF
O RFID também está sendo frequentemente utilizado nos pára-brisas dos carros para cobrar pedágio e estacionamentos automaticamente, conforme as pessoas passam. Isso evita que os motoristas tenham que desacelerar, parar ou se atrapalhar para efetuar o pagamento. Os cartões inteligentes usados em ônibus, metrô e outras formas de transporte público também contêm chips de RFID. Quando você toca seu cartão inteligente no leitor, o cartão debita automaticamente sua conta com o custo da viagem. Os cartões inteligentes se enquadram em duas categorias conhecidas como contato e sem contato, de acordo com a necessidade de manter o cartão no leitor ou a uma curta distância (e isso depende do tipo de tecnologia RFID usada). Enquanto alguns cartões de crédito e débito sem contato usam RFID, outros usam uma tecnologia rival chamada NFC (Near-Field Communication),
As Livrarias fazem uso extensivo de etiquetas RF e RFID: RF para proteger seu estoque e etiquetas RFID para possibilitar que as pessoas usem máquinas de pagamento automático. Quando você faz o check-in ou o envio de livros de uma livraria usando uma dessas máquinas, há um chip RFID preso dentro da capa do livro.
As etiquetas RFID provavelmente se tornarão ainda mais populares no futuro. Em breve, você poderá ter um chip RFID embutido no seu passaporte para acelerar sua passagem pelos portos e aeroportos. Um chip RFID implantado sob a sua pele pode salvar sua vida em um acidente, transmitindo suas informações médicas a uma equipe de emergência. Os médicos simplesmente acenavam com um leitor sobre sua mão (ou onde quer que o chip fosse implantado) para obter acesso imediato aos seus registros médicos. Sistemas como esse obviamente levantam enormes preocupações com a privacidade das pessoas. Os chips de identidade implantados marcariam a chegada do estado do Big Brother, capaz de monitorar tudo o que fazemos e onde quer que vamos. Embora possa haver enormes benefícios, a maioria das pessoas precisaria persuadir bastante para aceitar uma invasão tão drástica de sua privacidade.

Confira alguns tipos de etiquetas tag aqui


NFC x RFID
Quando você está se acostumando a uma tecnologia, surge algo novo! O RFID existe há anos e, como o nome sugere, geralmente é focado na identificação de coisas (e pessoas) usando ondas de rádio. Mas nunca foi realmente projetado para o mundo do século XXI, onde as pessoas precisam identificar ou se conectar a coisas de maneira muito rápidas, geralmente acessando a Internet para autenticar dados ou fazer pagamentos. De qualquer forma, agora a maioria de nós carregamos smartphones, então eis que surge a tecnologia NFC
Comunicação de campo próximo (NFC) , que permite que smartphones (ou outros sistemas) com chips incorporados leiam, gravem e se conectem a outros sistemas NFC próximos (leitores de cartão em ônibus ou acessam catracas em estádios esportivos, por exemplo ) Usando ondas de rádio com frequência de 13,56 megahertz em distâncias de 10 cm ou menos, é como um cruzamento entre o "emparelhamento" de RFID e Bluetooth (a maneira como dois sistemas Bluetooth próximos se conectam).
Até agora, o uso mais conhecido da NFC é em sistemas de pagamento por smartphone sem contato como o Android Pay, mas é provável que haja muito mais aplicativos no futuro, desde chaves domésticas inteligentes (onde você abre a porta com um aplicativo de telefone) e transporte público passa para ingressos de shows de rock eletrônico e cartões de crédito. Uma das vantagens do NFC sobre o RFID é que ele pode ser usado de maneira muito mais inteligente por sistemas automatizados, como smartphones, para fazer uma série de coisas diferentes mais ou menos automaticamente. A Sony, por exemplo, instalou chips NFC em muitos de seus novos produtos para que eles possam se comunicar e trocar dados mais facilmente. Isso facilita o upload de fotos da sua câmera digital para as mídias sociais ou a exibição de fotos da sua câmera na TV. Assim como a NFC traz mais comodidade, também traz problemas extras de segurança e privacidade.

Confira em nosso site as antenas antifurtos e etiquetas tags para sua loja

Escrito por:

Equipe Loja Automação Comerical -

Comentários (1)

Raimundo Lope cordeiro 13/06/2023

Show de bola,

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?