Dicas Importantes Equipamentos Dicas para sua empresa Interessante

Sistema Antifurto ou Sistema EAS: qual a diferença?

Sistema Antifurto ou Sistema EAS: qual a diferença?

Sistema Antifurto ou Sistema EAS: qual a diferença?

Um sistema antifurto de uma loja engloba vários equipamentos como o CFTV e as antenas antifurto que são conhecidas pela sigla em inglês EAS Electronic Article Surveillance (traduzindo diretamente: Vigilância Eletrônica de Artigos). Então, respondendo a pergunta acima, o sistema EAS, é o sistema antifurto que utiliza antenas antifurtos e etiquetas antifurtos acopladas aos produtos, emitindo um sinal de rádio frequência para fazer a segurança eletronicamente do estabelecimento e o Sistema Antifurto seria todos os equipamentos e acessórios utilizados para evitar o furto de produtos.

Explicando um pouco de como funciona um sistema EAS.

O sistema EAS é uma tecnologia usada para detectar produtos quando eles passam por um sistema de detecção em uma loja. Essa detecção é usada para alertar que está havendo uma tentativa de remoção não autorizada de itens. Mais de um milhão de sistemas EAS foram instalados em todo o mundo, principalmente em lojas de varejo, e comprovam sua eficácia todos os dias.

Quais os tipos de sistemas EAS?

Existem vários tipos de sistemas EAS, mas dois tipos de tecnologias dominam nas lojas de varejo. Acústico Magnético (AM) que operam em 58 kHz e Radiofrequência (RF) em 8,2 MHz. Que também utilizam etiquetas na mesma frequência anexa aos produtos. Essas etiquetas são removidas ou desativadas com seus receptivos desacopladores ou desativadores após a passagem do produto na frente de caixa. Se a etiqueta não tiver sido desativada ou removida pela equipe do estabelecimento, um alarme soará quando passar pelas portas.

O uso de sistemas EAS não eliminam completamente o furto em lojas, mas pode reduzir o roubo em até 70% ou mais quando usado em combinação com, por exemplo, sistemas de câmeras.

Radiofrequência (RF)

Os sistemas de radiofrequência (RF) são mais populares e produzidos por um maior número de fabricantes. As etiquetas adesivas podem ser pequenas e finas como papel. O Sistema RF é basicamente um pequeno circuito eletrônico conectados a um produto que respondem a uma frequência específica transmitida pelas antenas instaladas na frente da loja. A resposta da etiqueta é captada por uma antena receptora. O receptor processa o sinal de resposta da etiqueta e acionará um alarme se o sinal corresponder aos critérios definidos. A distância entre uma antena antifurto e outra é de até 2 metros. As frequências de operação para sistemas de RF variam de 1,8 a 10 MHz. A frequência mais utilizada é 8,2 MHz.

O transmissor e o receptor também podem ser combinados em apenas 1 única antena; chamados sistemas mono. Os sistemas mono são usados ??quando a entrada da loja é pequena e também popular nos supermercados, pois limitam o número de antenas necessárias para o corredor do caixa.

Acústico Magnético (AM)

Os sistemas Acústico Magnético (AM) têm a capacidade de proteger saídas de até 2,40 metros usando etiquetas adesivas. O sistema utiliza um sinal de transmissor de 58 kHz em pulsos, que energiza uma tag na zona de detecção. Quando o pulso termina, o tag responde, emitindo um único sinal de frequência. Enquanto o transmissor está desligado entre pulsos, o sinal da tag é detectado por um receptor. E se o sinal atender a todos os critérios, o alarme tocará.

As etiquetas ou rótulos AM são compostos por 2 placas de metal. Um desativador de etiquetas AM é usado para desativar ou reativar um rótulo de AM.

A vantagem de um sistema EAS baseado na tecnologia AM é a maior distância de detecção em comparação com os sistemas de RF e o tamanho relativamente pequeno da etiqueta AM. Além disso, como frequências mais baixas estão sendo usadas, as etiquetas também são detectadas melhor quando colocadas em carrinhos de compras de metal. A desvantagem é que as etiquetas AM são tridimensionais e, apesar do tamanho pequeno, não podem ser usadas em superfícies arredondadas.

Você encontra também uma variedade de equipamentos de sistema antifurto aqui na i9 automação comercial, confira: https://www.i9automacaocomercial.com.br/antena-antifurto-rf-8-2mhz/

Agora que já sabe um pouco mais sobre Antenas ficou mais fácil de comprar, acesse nosso site e veja os modelos de Antenas Antifurto e qualquer dúvida entre em contato através do Whatsapp, Chat Online, Messenger,Telefone, E-mail.

Escrito por:
Equipe Loja Automação Comercial

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?