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Descubra agora 4 benefícios do relógio de ponto eletrônico!

Descubra agora 4 benefícios do relógio de ponto eletrônico!

O registro de entrada e saída dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma prática antiga nas empresas. Mas você sabia que, ao ser automatizado com o uso do relógio de ponto eletrônico, esse processo se torna mais rápido e seguro?

Segundo a lei trabalhista, o registro do ponto é obrigatório apenas para empresas com mais de 10 pessoas e pode ser realizado de forma manual. Porém, isso é contraindicado por alguns motivos.

Neste texto, vamos mostrar 4 razões pelas quais uma organização deve optar pela automação desse procedimento. Continue a leitura e entenda melhor esse assunto.

1. Maior segurança
A Portaria 1.510 do Ministério do Trabalho passou a permitir, em 2009, o uso do relógio de ponto eletrônico, com o objetivo de garantir maior segurança para profissionais e gestores no registro das horas trabalhadas.

Usando essa ferramenta, a confiabilidade dos dados é garantida, já que as possibilidades de adulteração são praticamente nulas, ao contrário das anotações em papel. Além disso, as informações ficam registradas em sistema.

Com isso, as duas partes envolvidas podem ter disponíveis, caso necessário, documentos com validade jurídica para reivindicar seus direitos.

No entanto, é fundamental lembrar que existem aspectos técnicos obrigatórios no relógio de ponto eletrônico para torná-lo válido legalmente. Um deles é a impressão do comprovante de registro.

2. Praticidade na marcação e no registro
Utilizar um relógio de ponto eletrônico é prático e rápido. O registro do colaborador pode ser feito por meio de um cartão de proximidade ou de leitura biométrica. O posicionamento desse equipamento próximo à entrada é uma excelente estratégia para que ninguém se esqueça da marcação.

Como é um equipamento automático, não é necessário que um profissional de RH esteja presente na hora dos registros. Essa é mais uma vantagem desse modelo de controle. - Veja os melhores relógios de ponto

3. Transparência para com os funcionários
Uma das obrigações legais dos sistemas de ponto eletrônico é a possibilidade de o colaborador solicitar, a qualquer momento, um arquivo com seus registros de entrada e saída. Eles também não podem alterar ou eliminar dados.

Por conta disso, a relação entre empregador e profissional fica mais transparente e facilitada, evitando constrangimentos.

A geração dos relatórios por parte do sistema também permite que a gestão da empresa tenha uma visão mais ampla sobre métricas como a de absenteísmo. Isso vai possibilitar a criação de estratégias para investigar esse tipo de comportamento na equipe.

4. Precisão na marcação da jornada de trabalho
Um relógio de ponto eletrônico garante que a empresa controle de forma precisa a jornada de trabalho de seus profissionais. Isso é importante para evitar horas extras em excesso e irregularidades no tempo de descanso obrigatório.

Da mesma forma, a precisão na marcação permite que o banco de horas dos colaboradores — que foi facilitado com a nova lei trabalhista — seja feito de forma justa e segura.

Usar o relógio de ponto eletrônico agiliza a rotina do RH e traz mais segurança e profissionalismo para o ambiente corporativo. É preciso lembrar da necessidade de investir em um equipamento registrado no Ministério de Trabalho para, assim, assegurar sua validade jurídica.

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