Dicas Importantes Equipamentos Dicas para sua empresa

08/01/2020 / 1 ano atrás

Descubra 3 melhores práticas para garantir a segurança da empresa

Descubra 3 melhores práticas para garantir a segurança da empresa

Descubra 3 melhores práticas para garantir a segurança da empresa

Quem investe na segurança da empresa nunca faz o investimento acreditando que algo pode acontecer. No entanto, os riscos infelizmente existem e podem trazer sérias consequências caso não sejam percebidos a tempo.

As boas práticas não servem apenas para manter o local seguro dos perigos trazidos pela ação de pessoas mal intencionadas, mas também contribuem para um controle de acesso mais efetivo e organizado.

Conheça agora o que você pode fazer para garantir a tranquilidade dos ambientes e a proteção do patrimônio. Continue a leitura e saiba mais! 

A importância de investir em procedimentos de segurança para a empresa

Cuidar da saúde e da segurança dos colaboradores e frequentadores de um ambiente é de responsabilidade da empresa. Sejam eles contratados, clientes, prestadores de serviço, fornecedores ou afiliados, quem frequenta as dependências de uma loja, fábrica, escritório, academia, clube ou outros estabelecimentos imagina que o local conte com o mínimo em proteção.

O conceito de segurança pode variar de acordo com o porte da empresa, mas o fato é que nos dias de hoje esse é um investimento indispensável. Tanto que, cada vez mais, surgem novos equipamentos, cursos e softwares voltados ao controle de acesso e proteção do ambiente.

Como mencionamos, quando se investe em práticas e equipamentos que possam promover a integridade do patrimônio e seus frequentadores, a organização consegue não apenas controlar o fluxo interno, mas permite que as equipes responsáveis pela segurança da empresa possam agir rapidamente no caso de algum incidente.

Boas práticas para garantir a segurança da empresa

Empresas preocupadas em garantir a segurança devem, em primeiro lugar, realizar um levantamento para avaliar os riscos do negócio. Vamos utilizar uma academia como exemplo: um controle eficiente de acesso pode blindar tanto pessoas mal intencionadas, como os alunos inadimplentes.

O importante é ter em mente que cada empresa tem um perfil. Devido a isso, as ameaças não são as mesmas para todas elas, cada uma deve se preocupar com casos específicos e buscar medidas que garantam a sua integridade. Apesar disso, algumas boas práticas vão bem para todas elas. Conheça.

1. Controle de acesso

O controle de acesso pode ser realizado com a instalação de controle de acesso, em que o usuário deve cadastrar a sua biometria ou aproximar um cartão para que a passagem seja liberada. Essa prática é quase que universal: vai bem a empresas, escolas, academias, universidades clubes e qualquer outro local em que os indivíduos precisam ser cadastrados previamente.

Voltando ao exemplo da academia, a catraca de acesso pode ser travada pelo colaborador da recepção, ou no próprio sistema, sempre que necessário. Ao perceber que um indivíduo mal intencionado quer adentrar as dependências, ela pode ser travada. Ou o sistema de acesso pode ser bloqueado no caso de atraso no pagamento da mensalidade. 

2. Tríplice da segurança

A união entre equipamentos, procedimentos de segurança e especialistas contribui para a máxima proteção do ambiente e não deve ser negligenciada pelas empresas que realmente querem garantir a integridade do patrimônio e daqueles que frequentam o ambiente. 

Investir na qualificação da equipe de segurança, na contratação de empresas de vigilância, softwares de monitoramento é uma maneira inteligente de manter o local devidamente protegido, minimizando possíveis riscos e permitindo agilidade em caso de incidentes.

3. Crachás

Não basta investir em um aparato de segurança e esperar que a empresa permaneça segura para todo o sempre. É preciso que colaboradores, clientes, fornecedores e outras pessoas que possam acessar as dependências do local estejam, além de cadastradas, devidamente identificadas por crachás ou etiquetas personalizadas.

Além de garantir a segurança, evita situações constrangedoras no caso de algum bloqueio acidental ou um novo colaborador que assumiu o posto da recepção recentemente.

Motivos para investir em monitoramento e controle de acesso

Os avanços tecnológicos causaram grande impacto na área de segurança para as empresas, funcionando como uma das maiores aliadas as práticas para manter empresas e residências protegidas.

Softwares de monitoramento e controle de acesso garantem que a equipe de segurança possa fazer a cobertura adequada da área a ser vigiada, garantindo uma prestação de serviço eficiente. Afinal, quando se trata da proteção do patrimônio e seus frequentadores, o mais simples erro pode ser fatal – muitas vezes no sentido literal.

Nesse âmbito, podemos destacar três ferramentas: a portaria remota, o bastão de ronda vigia e o controle de acesso por biometria, já citado neste artigo. Confira um pouco mais sobre elas. 

Portaria remota

A portaria remota é um serviço realizado de forma online e digital, integralmente. A grande vantagem dessa novidade é a economia, já que não exige que a contratação de colaboradores para fazer o controle de acesso.

Esse controle e monitoramento são feitos à distância, por uma equipe especializada. A identificação fica por conta da instalação de câmeras no local. Um ótimo recurso para empresas, indústrias e condomínios comerciais.

Bastão vigia de ronda

O bastão de ronda é um instrumento que garante a empresa que as rondas periódicas realmente foram realizadas pelas equipes de segurança.

Embora os recursos tecnológicos sejam indispensáveis, a mão de obra humana é o complemento ideal para garantir a mais completa segurança. Contratar uma equipe de vigilância, estabelecendo a rota que deve ser seguida dentro do patrimônio é uma prática que não pode ser dispensada.

O bastão de ronda é instrumento fundamental para o controle de ronda, pois, coleta informações sobre os horários de realização e gera relatórios. Assim, em qualquer eventualidade, é possível saber quase que com exatidão o horário que pode ter acontecido e o trajeto feito pelos meliantes, já que não é possível que segurança e indivíduos mal intencionados tenham se encontrado nos momentos registrados.

Identificação por biometria

Dentro das empresas, a identificação por biometria é um recurso mais popular que a portaria remota. Por meio da digital, leitura da íris ou reconhecimento facial, os indivíduos podem acessar aos espaços permitidos após a leitura e liberação da catraca ou outro controlador de acesso.

A segurança da empresa é um assunto sério, que não pode ser deixado de lado. Investir em boas práticas, equipamentos e softwares para garantir a integridade do patrimônio e seus frequentadores evita que a organização tenha problemas relacionados à falta deste controle.

A Loja Automação Comercial é uma referência quando o assunto é solução para manter a empresa em segurança, entregando muito mais que apenas produtos. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

Conta pra gente o que achou!

0 comentário

Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é 4 + 0?

NEWSLETTER

Digite seu e-mail

Não se preocupe, também não gostamos de SPAM :)